Pelo menos 70% das praias das ilhas de Kauai, Oahu e Maui, no Havaí, sofre com a erosão, de acordo com um levantamento do Sistema Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) e da Universidade do Havaí
Os cientistas estudaram mais de 241 quilômetros da costa da ilha e perceberam que o nível de erosão de algumas praias estava bem maior do que a média, que é de 0,12 metro de profundidade ao ano.
Os casos mais extremos foram verificados próximos à praia de Kualoa, a leste da ilha de Oahu, cujos pontos de erosão chegam a 1,8 metro ao ano.
A maioria das praias havaianas é composta por uma mistura de sedimentos derivados de arrecifes e de rochas vulcânicas.Das três ilhas citadas, as praias de Maui mostraram os maiores índices e maior extensão de praias com erosão: 85%. A erosão se tornou fator dominante na costa das três ilhas, com 71% das praias em Kauai e 60% das praias em Oahu.
A variedade de sedimentos e seu transporte são fatores importantes na mudança da costa, mas a interferência humana também mostrou ter impacto nas mudanças. Em mais de 20 quilômetros das praias verificadas, estas completamente devastadas pela erosão, todas estavam próximas de barreiras de contenção, mais conhecidas como quebra-mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário