sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Furacões



No Oceano Atlântico os furacões formam-se, geralmente, a norte do Equador. O exemplo que ainda perdura na nossa memória recente, pela violência e destruição provocados, é o do furacão Katrina (Agosto de 2005).

Podemos observá-lo na imagem abaixo, disponibilizada no sítio da National Oceanic and Atmosferic Administration (EUA) quando atingia os estados do sul dos Estados Unidos da América destruindo grande parte da cidade de Nova Orleães. De notar que esta imagem é tirada a partir de um satélite e que o furacão cobre quase todo oGolfo do México e grande parte do sul dos EUA.

Um tornado é um fenómeno diferente do furacão. O tornado é um redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante uma forte tempestade. Ao contrário do furacão, o tornado tem apenas uma dimensão local e, por vezes, destrói uma habitação deixando em pé as que lhe são vizinhas. Porém, apesar de muito mais pequeno do que o furacão, a velocidade dos ventos é elevadíssima chegando a alcançar quase 400 km/h!
A força de tais ventos dão origem a situações incríveis como a da imagem onde podemos ver um disco de vinil (antecessor do CD) cravado num poste de madeira. O disco não se partiu, apesar de frágil, mas a força do vento cravou-o no poste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário